Movimento

Termogênicos naturais: conheça alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam na perda de peso.

O processo metabólico do organismo é responsável pelo acumulo ou gasto de energia. Os alimentos termogênicos são aqueles que possuem, em sua composição, substâncias capazes de elevar a temperatura do organismo. Ao serem ingeridos, fazem com que o metabolismo fique acelerado, já que precisa trabalhar mais para manter a temperatura do corpo próxima do ideal (entre 36ºC e 37ºC).

Existem muitos produtos termogênicos industrializados no mercado, mas, o que muita gente não sabe, é que alguns alimentos naturais podem fazer um efeito parecido, se aliados a uma dieta balanceada e feita por um especialista. E, claro, a exercícios aeróbicos, passados por um profissional.

Além da queima de gordura, os termogênicos naturais também proporcionam mais energia, disposição e até uma sensação de estar mais alerta, fruto da aceleração metabólica.

O meu professor de musculação, Kleber Tercero, me deu algumas dicas:

 

Alguns especialistas relatam que o consumo de um limão espremido em água gelada pode auxiliar na aceleração do metabolismo e na consequente perda de peso. Mas existem outros alimentos que desempenham esse papel ainda mehor. Observe:

Café

Poucos alimentos são tão consumidos no Brasil quando o café. Ele é o segundo líquido mais tomado, perdendo apenas para a água. Além dos benefícios para a velocidade de raciocínio, o café é um dos termogênicos naturais que tem pouquíssimas calorias. O ideal é consumi-lo sem açúcar.

Pimenta:

É rica em capsaicina (componente ativo da pimenta), ajuda a retirar e quebrar a gordura armazenada no tecido adiposo. Pode ser utilizada com moderação durantes as refeições.

Chá verde:

As catequinas presentes no chá verde aumentam o gasto energético e ajudam o corpo a queimar mais calorias. Consuma até cinco xícaras de chá por dia.

Gengibre:

É uma raiz adorada entre os gastrônomos. Segundo muitos especialistas, ela é excelente para potencializar sabores fortes, além de apresentar diversas virtudes para o corpo humano, como, por exemplo, ação anti-inflamatória e antioxidante. Estudos recentes concluíram que o gengibre tem uma ação benéfica no sistema digestivo, respiratório e circulatório. Outro dado muito importante é que o gengibre pode aumentar em até 10% a queima calórica, com apenas pequenas porções diárias. Eu, particularmente, adoro colocar um pedacinho de gengibre na garrafa de água. Fica uma delícia!

Canela:

Possui alto teor de cálcio mineral, substância qua auxilia no processo de emagrecimento e também aumenta o metabolismo basal. O indicado é usar uma colher de sopa em cima de frutas ou misturadas em líquidos.

Cacau

Possui a teobromina, substância que auxilia no aumento de gasto calórico e até no ganho de massa muscular. Pode ser consumido até 30 gramas por dias. Mas é importante lembrar que é cacau e não chocolate! Compre o produto em pó e misture-o com vitaminas ou frutas.

 

 

Junte-se à discussão

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *