Indica

Luteína e hidroquinona: minhas melhores amigas

Bom dia! Tudo bem com vocês?
Hoje fiquei feliz ao me olhar no espelho. Minhas manchas no rosto estão bem mais suaves!
Pois é…tenho melasma, aquelas manchas escuras na pele. Socorro!
Elas  normalmente aparecem no rosto, mas podem ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. As minhas, são no rosto. E começaram na minha primeira gravidez. Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado, principalmente, à exposição solar. Mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças, além da gravidez (as manchas que aparecem na gravidez são chamadas de cloasmas).

melasmaOu seja, uma vez com essas ” benditas” manchas, ” bendidas” manchas para sempre. Eu não conheço ninguém que tenha sarado de vez. Se você conhece, conte aqui, pra gente aprender novos tratamentos!
A gente faz peeling, compra um monte de creme caro, a mancha some e quando tomamos um solzinho…lá estão elas de novo. Sofri muito com isso, principalmente quando passava o dia todo gravando na tv e tinha que passar quilos de maquiagem. Quando chegou a definição HD, então! Eu queria chorar! kkkk. Mas a minha dermato, a Patrícia Assunção, me ensinou a conviver com o melasma e SER FELIZ!
Existem, sim, os mais variados cremes e ácidos ( glicólico, retinóico, azeláico…), que fazem a parte deles, conseguem clarear a pele. Mas se você quer ficar com o rosto lisinho e SEM MANCHA NENHUMA, o negócio é usar HIDROQUINONA.
Dra Patrícia me deu uma aula, explicou que a hidroquinona é um agente despigmentante de uso tópico, ou seja, para ser aplicado diretamente na pele. Pode ser usado na despigmentação de manchas, sardas, manchas causadas pela idade…A substância bloqueia a produção de melanina.
Existem diferentes graus de hidroquinona e quanto maior a porcentagem, mais forte o poder de despigmentar.
Vários produtinhos vendidos nas farmácias são à base de hidroquinona. Eu gosto de mandar manipular. Minha médica prescreve com ácido retinóico junto. O efeito é BÁR-BA-RO! E o preço, também. Varia de R$ 30,00 à R$40,00 e a pomada dura mais de 3 meses!

 

pomada
Foto: divulgação

 

 

 

 

 

 

 

MAS ATENÇÃO! O uso sem prescrição médica ou incorreto pode causar vermelhidão na pele, ardência, descamação e, em um grau mais sério, DESPIGMENTAÇÃO DEFINITIVA no local onde a substância foi aplicada muitas vezes. Então, a primeira coisa a ser feita é consultar um médico dermatologista!
E, após a mancha sumir, dá para fazer a manutenção com um produto menos agressivo. Eu uso o Advanced Pigment Corrector, da SkinCeuticals e adoro. Esse é mais caro, mas vale a pena para manutenção.

 

advant

 

 

 

 

 

 

Além do tratamento tópico, tomo uma pilulazinha que ajuda bastante no clareamento da pele. A LUTEÍNA (lutein, nos EUA).
A princípio usada apenas para a saúde dos olhos, na prevenção da catarata e da degeneração macular, de alguns anos para cá já sabe-se que a luteína é um antioxidante natural, que reduz os danos dos radicais livres. Também  proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar, significativamente, a hidratação e a elasticidade da pele. A luteína está presente, principalmente, na couve, no espinafre, na acelga e no nabo.
Para quem preferir, existem suplementos de luteína, que custam a partir de 6 dólares ( 6 mg) na CVS, aquela farmácia que eu amo nos EUA. Mesmo que um pouco mais cara, a luteína também é vendida no Brasil.

cvs

 

 

Consulte seu dermato e saiba onde comprar e como usar a luteína! Eu uso e AMOOOOO!

2 comments

Junte-se à discussão

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *