Estilo

O começo…

O desembarque da nobreza na América impressionou moradores da Colônia, que viam nas roupas e nos ornamentos dos recém-chegados um luxo inacessível. O Rio de Janeiro parou para ver a Corte Portuguesa chegar, em 1808. No Antigo Regime, nem todo mundo podia vestir o que quisesse. Pelo alto preço e, principalmente, por que as regras sociais impediam o uso de determinadas peças.
A maior potência do comércio de moda era a França, no reinado de Luís XIV (1638-1715). O ministro Jean-Baptiste Colbert (1619-1683) chegou a criar uma indústria de rendas finas, o que levou o rei a decretar que só essas rendas poderiam ser usadas no país. Toda a vaidade da corte foi rompida com a Revolução Francesa. Motivados pelo ideal de que todos os homens são iguais, os franceses aprovaram um decreto, em 1793, declarando que “nenhuma pessoa de qualquer sexo poderia constranger nenhum cidadão a se vestir de uma maneira específica, sob pena de ser considerada e tratada como suspeita e perseguida como perturbadora da ordem pública: cada pessoa é livre para vestir-se de acordo com seu sexo, como lhe convém”.

image7

Após a Revolução Francesa, a moda do país se inspirou na Antiguidade Clássica. Os vestidos desciam suaves, sem armações, imitando a forma das estátuas gregas

image8

Em Portugal e no Brasil, ainda permaneciam em vigor uma espécie de código, que impunha limitações a certas roupas, tecidos e cores. Era proibido às pessoas comuns usar bordados de ouro e prata, e tecidos de seda também. Foi após 1815 que o comércio da moda deixou de ser feito apenas por comerciantes. Desembarcaram no Brasil muitos modistas, alfaiates e cabeleireiros franceses, que também ofereciam seus serviços. Demorou, mas chegou o tempo em que qualquer um, independente de sexo ou classe social, pudesse usar a roupa que bem entendesse!

E então, desde muito tempo, nós, mulheres, somos loucamente apaixonadas por roupas, bolsas, sapatos, acessórios, maquiagem, cabeleireiro…

Está aqui meu link para falar de moda, make, cabelo, tudo pra gente ficar linda! Moda pra nós, mamães, e moda pra nossa garotada! Eduardo Sacchiero (make), Claudia Zanni (cabelo ) e Adriana Barbosa ( moda) darão todas as dicas!
E espero sugestões de vocês!
 

 

One comment

Junte-se à discussão

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *