Aventura

De Miami para Orlando: de carro

Dirigir nos Estados Unidos é muito mais fácil do que dirigir no Brasil, mesmo que você só tenha noções básicas do inglês. Basta respeitar algumas regras, que aqui são ignoradas.

SINAIS de STOP: eles estão por toda parte e são super respeitados, se você vir um sinal de STOP  significa que, mesmo que não tenham carros ao seu redor, você  TEM que PARAR. Se tiver um carro na sua frente, ele vai parar. Quando ele sair, você não sai atrás dele SEM PARAR. Você avança um pouco até a faixa, para e presta atenção por pedestres ou outros carros.

Perto de escolas, o negocio é bem sério. Existem placas com luzes que piscam se for hora de entrada ou saída da aula. Você tem que dirigir na velocidade que está na placa, sempre 15 ou 20 milhas. É super devagar, mais todos respeitam e sempre há policias dando multas. Quando um ônibus escolar (o famoso ônibus amarelo) parar para pegar ou deixar crianças em casa, o motorista abre uma placa de STOP e todos os carros TÊM que parar. Não importa onde o ônibus pare e ligue o sinal de STOP, rua grande ou pequena, se você estiver atras do ônibus, você TEM que parar.

school bus

Em todos os faróis, é permitido virar à direita no sinal vermelho, se não está vindo carro para cruzar na sua frente. Exceto àqueles cruzamentos que têm uma placa dizendo ” proibido virar ON RED” ( no vermelho). Mas lembre-se: se tiver pedestres, você TEM que parar pra eles.

no turn on red

Lá, existem faixas específicas para virar à direita ou à esquerda, uma vez nelas, não se pode trocar de faixa. Também não se pode trocar de faixa no meio de um cruzamento. Se a placa diz que você não pode virar aqui, então você NÃO PODE VIRAR .

Existem cruzamentos sem farol, mas com 4 sinais de STOP. Como funciona? O primeiro carro que chegar no cruzamento tem a primeira mão , sai quem parou primeiro e, depois, o segundo…e assim por diante. É impressionante, mas acredite: funciona!
Nas estradas, você deve seguir os sinais de SPEED LIMIT ( limite de velocidade). Em algumas partes de Miami, o limite é de 55 milhas por hora, mas se você estiver indo pra Orlando, vai aumentar para 60, 65 ou 70. E atenção: você não deve dirigir devagar nas estradas e nelas verá, também, placas de velocidade mínima (MINIMUM SPEED), geralmente 40 milhas. Dirija no SPEED LIMIT e você estará bem.
speed limit
INDO PARA ORLANDO
Existem 2 tipos de estradas nos EUA , a interstate 95 , mais conhecida como  I-95, estrada de graça, sem pedágio. E a Turnpike, que é a estrada paga.
Uma parte nova foi aberta na I-95 em Miami, que agora é paga, mas vamos simplificar e dizer que a melhor maneira SEM SOMBRA DE DÚVIDA de ir para Orlando é pela Turnpike ( o GPS geralmente mostra como “Ronald Reagan Turnpike”, que é o nome da rodovia).
Ir pela I-95 não é uma boa idéia. A viagem demora mais de 5 horas. Pela Turnpike, em 3 horas dá pra chegar.
TURNA estrada é muito bem conservada e você vai passar por alguns pedágios. A Turnpike possui somente 02 sentidos: N (North) e S (South), sendo que de Miami para Orlando, pegue sentido “N” e de Orlando para Miami pegue sentido “S”.

Da área metropolitana de Miami até Fort Lauderdale, são três pedágios pelo caminho, cada um custa US$ 1,00. Existem 03 (três) tipos de “box” para pagamento do pedágio:

  • O primeiro, somente aceita pagamento em moedas (quarters), basta jogá-las na cesta e seguir em frente, é necessário que se tenha o valor exato. Este tipo de “box” pode ser encontrado em algunas saídas da Turnpike;
  • O segundo, é o Sun Pass, que você não deve entrar de jeito nenhum a não ser que você tenha um veículo com tarifador automático de pedágio; ( é igual ao SEM PARAR do Brasil)
  • O terceiro, possui um caixa, onde você será atendido por um funcionário que irá lhe dar o troco, caso você não tenha moedas.

Após passar pelos pedágios mencionados, você terá somente duas opções: – O Sun Pass (não entre nessa fila, a não ser que você tenha alugado um carro com o Sun Pass) e o TKT (entre nessa fila), onde você irá retirar um cartão com um funcionário, que deverá se pago apenas quando você sair da estrada. Assim que você sair da Turnpike, já em Orlando, verá um “box” com as inscrições TKT, é nele que você irá pagar, proporcionalmente, pela quilometragem que você rodou na estrada (custa em torno de US$ 13,80).

 A Turnpike é uma reta só e, a cada 45 milhas, você irá encontrar “plazas” (lanchonetes, restaurantes, lojinhas, postos de combustível, etc). Essas paradas sempre ficam localizadas no meio da estrada, e dão acesso para os dois sentidos da Turnpike.

PLAZA

Se precisar abastecer o carro, não se preocupe. É bem fácil. Entre na loja de conveniência, avise em qual bomba de combustível parou, pague a quantia de combustível que você precisa e, ao voltar, a bomba estará desbloqueada para uso. É so abastecer, como fazem os frentistas no Brasil. NOS EUA, NÃO EXISTE A FUNÇÃO FRENTISTA.

FRENTISTA
Fábio, meu marido, craque na função! rs
Em Orlando, é muito comum ver, nas placas de trânsito, as sinalizações de caminhos para Disney. Isso nos deixa ainda mais encantados na terra da magia.
placa
disn
Viu como é fácil?

One comment

Junte-se à discussão

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *