Estilo

Está sem ajudante? Então veja as dicas para deixar a casa impecável!

Ficou sem ajudante doméstica? Teve que dispensar a sua ou ela pediu demissão? Ou é você mesma que cuida da sua casa, como as mulheres norte-americanas?

Organizar e manter a casa limpa parece ser uma tarefa interminável, mas adquirir pequenos hábitos poderá fazer toda a diferença. Observe essas regras que a minha funcionária do lar, a Maria Silva, que trabalha para nossa família há quase 15 anos, sempre me ensinou:

A primeira é:  usou, limpou, guardou. Isso fará toda a diferença na sua casa. Apenas isso acabará com 90% da bagunça. Lembre-se: cada coisa tem seu lugar, mas elas não chegarão sozinhas até ele!

Abra as janelas e deixe a casa arejar por pelo menos uma hora.

Arrume a cama ao levantar, assim você espanta aquela vontade de voltar a dormir e deixa o quarto pronto em apenas três minutos.

Troque roupa de cama e de banho uma vez na semana e escolha um dia que não tenha muita roupa para lavar.

Organize seu material de limpeza por setores: coloque em um cesto o que é para limpar banheiro, em outro o material da cozinha, em outro o da sala e dos quartos, e assim por diante. Desta maneira, você não ficará indo e voltando para a lavanderia em busca do que esqueceu.

Passe uma escova no vaso sanitário e higienize  o assento com um pano embebido em uma mistura de 50% de água e 50% de vinagre branco.

Não deixe louça suja na pia. Se usou algo, lave na hora. Cozinha limpa e cama arrumada são sinônimos de casa em ordem.

Recolha sempre o lixo dos banheiros.

Todos os dias jogue fora os jornais do dia anterior, mesmo o que você não leu no dia, pois certamente não lerá mais. E não se esqueça que existem as edições online caso precise consultar algum artigo. Portanto, nada de acumular.

Deixe cestos nos banheiros para roupa suja e habitue-se a colocar a roupa lá, e não no chão do quarto.

 

Junte-se à discussão

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *